Célula de Carga para Pontes Rolantes

COMO FUNCIONA UMA CÉLULA DE CARGA PARA PONTE ROLANTE?

célula de carga são dispositivo que tem como função transformar a força, que é uma grandeza física, em um sinal elétrico. A célula de carga é muito aplicada em balanças de precisão e também em soluções de pesagem industrial, para que haja um controle preciso do peso e quantidade de cargas a serem transportadas. Esse produto é empregado em uma grande variedade de segmentos da indústria, sendo utilizado em sistemas de pesagem, em tanques, silos, misturadores e reatores, em equipamentos de dosagem, em balanças rodoviárias, comerciais, de precisão, entre várias outras. Assim mostra a eficiente em pesagens embarcadas de caminhão e no controle de sobrecarga em elevadores e gruas

O aumento de produtividade e segurança na movimentação de cargas pesadas, utilizamos máquinas de elevação e transporte dimensionadas especialmente para cada aplicação, como por exemplo: pontes rolantes. O princípio de funcionamento das pontes rolantes e de máquinas de elevação é muito semelhante, geralmente composto de uma viga que sustenta um carro móvel onde estão motores, polias e cabos de aço para elevar a carga e transladar pelo caminho que a viga realiza, geralmente apoiada em trilhos para facilitar o deslocamento.

Cada ponte rolante é dimensionada para elevar e transportar uma determinada carga, que deve ser respeitada, para que não sejam afetadas estruturas e partes da máquina. O único dispositivo que funciona automaticamente para evitar que a ponte rolante atue em sobrecarga utiliza uma célula de carga para ponte rolante e um controlador de carga. O controlador pode ser mecânico, atuando conforme deformação plástica da célula de carga para ponte rolante, ou pode ser eletrônico, interpretando sinais elétricos de micro deformações captadas por um strain gage fixado à célula de carga para ponte rolante.

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO DE CÉLULA DE CARGA PARA PONTE ROLANTE?

Existem diversos tipos de célula de carga para ponte rolante, os mais comuns são do tipo tração, tipo eixo dinamômetro ou célula de compressão. A célula de carga de compressão geralmente é utilizada no mancal do eixo do tambor ou nos quatro pontos de apoio do carro da ponte rolante, pouco utilizado pelo alto custo e dificuldade de realizar a manutenção do equipamento.

O modelo de célula de carga mais utilizado é o do tipo tração, que geralmente fica fixado ao cabo de aço e conforme a tração no cabo aumenta, o micro deformações na célula de carga fazem o strain gage enviar o sinal ao controlador que compara com os limites calibrados e antes de ultrapassar o limite dimensionado para a elevação inibe a movimentação do motor para a elevação da carga, liberando somente o movimento para abaixar a caixa de polias com o gancho de fixação de dispositivos. Como esta célula é fixada ao cabo de aço, é necessário que uma das pontas do cabo seja fixa à ponte rolante, podendo assim manter a célula estática analisando somente a tração no cabo.

Quando não há possibilidade de instalar a célula de carga para ponte rolante do tipo tração, indicamos a célula do tipo eixo dinamômetro. Para esta instalação é necessário que a ponte rolante tenha uma polia de compensação, que é praticamente estática mas sofre a ação da tração do cabo de aço que passa por ela. O eixo de sustentação desta polia é trocado por um eixo que tem strain gage fixado e também acusa a presença de carga por micro deformações, que são interpretadas pelo controlador de carga.

Visite nossa área de produtos e veja mais sobre nossos modelos de célula de carga para ponte rolante, temos a melhor solução para lhe oferecer, com a melhor assistência técnica e suporte de instalação e calibração de nossas células de carga.

Faça seu orçamento

Open chat
Posso ajudar?